Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, pode-se considerar a cirurgia plástica. A cirurgia da orelha – também conhecida como otoplastia – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A correção de orelhas de abano é uma das cirurgias plásticas mais comuns e apresenta alto nível de segurança e eficiência, com um período de recuperação curto e indolor, desde que seguidas as recomendações médicas. Esta cirurgia pode ser realizada a partir dos 6 anos porque, nessa idade, a orelha já está completamente formada e a criança já tem a percepção de que há algo fora do normal em seu corpo.
A otoplastia na realidade, refere-se aos vários tipos de cirurgia plástica nas orelhas, sendo a correção de orelha em abano a mais conhecida. No entanto temos também a correção de lóbulos rasgados devido ao uso dos brincos e os vários tipos de reconstruções decorrentes de defeitos congênitos ou adquiridos.
A anestesia é local com sedação ou geral em crianças, a duração da cirurgia é em torno de 2 horas e a alta ocorre geralmente no mesmo dia do procedimento.
Logo após a otoplastia, a orelha já se encontra em sua forma definitiva, porém, pode haver inchaço e rouxidão que regridem em até 21 dias. Ao longo desse período, há também uma leve abertura das orelhas, conferindo um aspecto natural e desejável ao resultado final.