A cirurgia de implantes de silicone (próteses de mama) é um procedimento que irá proporcionar um aumento do tamanho das mamas, dando-lhes um melhor formato e melhorando a auto-estima feminina. É indicada em casos de insatisfação com o tamanho das mamas melhorando o contorno corporal e elevando a autoestima das mulheres. Sua indicação também é aplicada para corrigir assimetrias (diferença de tamanhos) e atrofia das mamas após a gravidez, além de ser utilizada em reconstruções para pacientes submetidas a ressecção da mama.
Na consulta, médico e paciente decidem juntos os tamanho e formato das próteses a serem implantadas sendo levados em consideração o desejo da paciente e também aspectos como o volume das mamas, a simetria, posição da aréola e mamilo, características e elasticidade da pele, largura do tórax e quadril e altura da paciente, entre outros.
A cirurgia é realizada em hospital, sob anestesia geral, peridural ou local com sedação, e dura cerca de 1 hora e meia. Geralmente a paciente recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte.A prótese é inserida atráves de pequena incisão de cerca de 4 cm em sulco infra-mamário, periareolar ou axilar sendo colocada sob a mama ou sob a musculatura, dependendo de cada caso.
Logo após a cirurgia você já poderá observar o resultado da mesma, embora as mamas fiquem inchadas por mais ou menos 30 dias. O resultado final pode ser apreciado somente com a acomodação total dos tecidos e a reabsorção total do inchaço, que ocorrem tipicamente após 3-6 meses. O resultado obtido com a indicação precisa da técnica associada a uma escolha adequada da prótese é uma paciente extremamente satisfeita e com a autoestima elevada.