A mamoplastia redutora tem por objetivo diminuir o volume das mamas e ou melhorar a forma das mesmas, para que atinjam a harmonia com o resto do contorno corporal.
As mamas estão associadas à sensualidade e à beleza do corpo feminino. Além dos aspectos estéticos, mamas desproporcionais podem ocasionar dores nas costas e na região das alças do sutiã, problemas posturais e dermatológicos, além de limitações em atividades físicas.
A mamoplastia redutora é indicada para mamas de médios a grandes volumes, com remoção parcial de glândula mamária e gordura, seguida de modelagem dos tecidos, com posicionamento mais gracioso da aréola e do mamilo. Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a mamoplastia envolve a realização de incisões que deixarão cicatrizes. Existem inúmeras técnicas para a mamoplastia, todas deixando cicatrizes bastante semelhantes, uma ao redor da aréola, outra em T invertido na parte inferior das mamas. Para se obter um bom resultado estético, procuramos localizar estas incisões em locais estratégicos numa tentativa de tornar as cicatrizes menos perceptíveis.
A cirurgia é realizada sob anestesia geral ou peridural e sedação, com duração de tres horas. Você deverá internar-se no dia do procedimento e sua alta geralmente é dada 24 horas após a cirurgia. Logo após a cirurgia, você observará apenas um esboço da forma definitiva de suas mamas. Elas estarão inchadas e hipercorrigidas, sendo comum a impressão de ligeiras assimetrias. É possível voltar ao trabalho 3 semanas após o procedimento. A recuperação completa leva cerca de 6 meses. É fundamental seguir as recomendações médicas no pós-operatório para uma recuperação rápida e tranquila.
Os seios são importantíssimos para o sentido de feminilidade das mulheres. A mamoplastia trará benefícios estéticos gratificantes e fará você sentir-se mais feliz com seu o próprio corpo.